segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

A VIDA CRUZA CAMINHOS



A vida é uma coisa doida mesmo né? É uma longa viagem de trem, embora hoje quiséssemos andar só de avião pra chegar mais rápido. Mas a velocidade nem sempre é substancial nessa viagem. Às vezes é preciso desacelerar e ir mantendo o ritmo da locomotiva.

Durante a viagem parece aquela placa: “Pare, olhe, escute, cuidado ao atravessar”. Bate uma dúvida cruel, vou ou não vou? Todo mundo já se deparou com essa placa, pelo menos uma vez na vida. Muita gente já parou muitas vezes e tem gente que nem para, segue direto sem ver os sinais. Isso porque em alguns momentos estamos surdos e cegos. A verdade é que cada um faz as suas escolhas, errando ou acertando. Isso é a vida!!!

O combustível dessa viagem é a nossa motivação, nosso desejo de chegar depois da montanha. São os momentos de alegria, de prazer, as dores e decepções que nos fazem partir e dar a largada novamente. É preciso deixar as “estações” para trás e seguir em frente. Nas janelas dos vagões muita história vai se acumulando na nossa memória. São paisagens de dias quentes, calorosos, são paisagens de dias difíceis chuvosos. São primaveras e flores, são vendavais e tempestades.

Em algumas estações passageiros saem e novos adentram na nossa locomotiva, trazendo suas bagagens cheias de sonhos, amores, decepções e desejos. Esses passageiros são deliciosas surpresas que encantam e direcionam nossa viagem. Afinal, quantas vezes mudamos nossa direção, mudamos o rumo só para seguir mais um pouquinho com quem a gente ama? Isso é a melhor parte da viagem: cortar caminhos, conhecer pessoas, cidades, novas paisagens.

Outra coisa nessa viagem é quando saímos do trilho. Dá um trabalho, um frio na barriga! Mas é preciso correr riscos. Viver aventuras, explorar, experimentar e saber a hora certa de engatar de novo.

Então a locomotiva segue. É hora de dizer: Boa viagem! Até a próxima parada, a gente se encontra por ai.

Foto: by Tatiane Martins - www.flickr.com/photos/tatianemartins/

2 comentários:

  1. É exatamente isso, a vida não passa de uma viagem de trem, cheia de embarques e desembarques, surpresas agradáveis em alguns embarques e grandes tristezas em outros. Pessoas entram em nossas vidas e saem deixando pra trás algo que servira de lição, que com certeza poderemos tirar algo de bom ou ruim.
    Cada um tem um sonho até que ele se concretize, e este não se limita apenas em realizações materialistas, mas também a simples conquistas como: Ser feliz, amar e ser amado, ser reconhecido pela pessoa que é, ou até mesmo o reencontro com alguém querido. E mesmo diante de encontros e desencontros da vida, quebrando a cabeça e saindo dos trilhos, no final o que queremos é que tudo de certo, e que tudo tenha valido a pena.

    ResponderExcluir
  2. "É assim, um chegar e partir
    São só dois lados
    Da mesma viagem
    O trem que chega
    É o mesmo trem da partida
    A hora do encontro
    É também despedida
    A plataforma dessa estação
    É a vida desse meu lugar
    É a vida desse meu lugar
    É a vida..."
    (M. Nascimento/F. Brant)

    ResponderExcluir